top of page

Escolhas saudáveis para não engordar nas Festas Juninas


Em época de Festa Junina, a balança vira a inimiga número um! Manter uma alimentação saudável e não engordar vendo todas aquelas comidas juninas não é fácil. Muitos dos alimentos típicos da comemoração são altamente calóricos e ainda possuem sódio, açúcar ou gordura. A nutricionista da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (), Etelma Maria Rosa enfatiza, " é preciso fazer uma restrição de consumo ou, se houver possibilidade, preparar as receitas em casa, de forma saudável, reduzindo a quantidade de açúcar, de sal ou até mesmo de gordura, dependendo da preparação".

Então, se você não abre mão de uma boa Festa de São João , mas não quer ganhar quilinhos a mais, é só escolher as opções saudáveis e nutritivas (mas também não vale exagerar)!

Milho Verde

Um alimento muito saudável que pode ser encontrado em qualquer Festa Junina é o milho verde. O cereal é fonte de carboidrato e contém muitas fibras, minerais e vitaminas . Só que precisa dar uma maneirada no sal e na manteiga.

Pipoca

A pipoca é um cereal integral que, sem excesso de sal ou gordura, é rico em fibras, possui vitaminas E, B1, B2 e os carotenoides, considerados antioxidantes . Contém também minerais como cálcio, sódio, iodo, ferro, zinco, manganês, cobre, selênio, crômio, cobalto, cádmio e fósforo. Um combo de saúde!

Pinhão

O pinhão é um alimento naturalmente saudável e uma ótima opção para quem não quer engordar. Possui fibras e minerais como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio e fósforo, além de ácidos graxos como ômega 6 e 9.

Veja nossas dicas para!

Batata doce

Amada pelos frequentadores de academias, a batata doce é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico . Contém magnésio, fósforo, potássio e vitaminas A, B, C, K e E.

Curau e Pamonha

Pois é, o curau e a pamonha normalmente levam na composição leite e açúcar, então é preciso pegar leve . No entanto, são opções muito nutritivas . Evite incluir no preparo manteiga, gordura vegetal e leite de coco, pois deixam a comida ainda mais calórica.

Gosta de sopa? Separamos para você fazer em casa!

Arroz Doce e Canjica

Para quem não quer engordar, é melhor evitar essas comidas típicas, que muitas vezes vêm lotadas de açúcar e leite condensado. Porém, são nutritivas. Algumas alternativas para conferir mais sabor são queimar o açúcar no momento do preparo e adicionar raspas de laranja ou canela.

Vinho quente e Quentão

Um pouco de vinho por dia faz bem para a saúde , mas atenção! O vinho quente e o quentão são bebidas calóricas por conter álcool e grande quantidade de açúcar, por isso, vale a pena moderar no consumo . Nos preparos caseiros, existem opções sem álcool, utilizando gengibre, casca de laranja, sucos de frutas como laranja, maçã, abacaxi, maracujá, suco de uva integral e as especiarias como, canela e cravo-da-índia.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page