top of page

Operação amplia investigações sobre fraude na fila do SUS


Uma ofensiva da Procuradoria de Prefeitos, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), amplia na manhã desta terça-feira as investigações da Operação F5, deflagrada em outubro do ano passado para apurar a inserção de informações falsas no sistema de marcação de consultas no Sistema Único de Saúde (SUS) de Taquara para residentes na cidade do Vale do Rio do Sinos. A intitulada Operação F5-I cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nas casas de pessoas ligadas à prefeita eleita de Ivoti, Maria de Lourdes Bauermann (PP), que foi denunciada em dezembro pelo susposto esquema.

Além da prefeita, também tiveram os nomes denunciados à justiça Irani Weber, uma moradora da cidade, e a vereadora eleita de Taquara, Magali Vitorina da Silva (PTB). Elas são suspeitas de associação criminosa e inserção de informações falsas em sistema de informações.

Conforme a denúncia, o trio fraudou a ordem da marcação de consultas, em Taquara, de pacientes residentes em Ivoti, com o objetivo de agilizar o atendimento deles em unidades hospitalares da Capital. O Ministério Público (MP) apurou que, entre abril de 2013 e novembro de 2015, Maria de Lourdes e Irani angariaram moradores cadastrados no SUS e prometeram a eles o agendamento de consultas, exames e procedimentos de saúde de forma mais rápida e eficaz. Os dados eram repassados a Magali, que é servidora pública da Secretaria de Saúde de Taquara.

As investigações mapearam 14 casos, como cirurgias plásticas nas pálpebras e no nariz, consultas oftalmológicas agendadas para duas semanas depois da marcação (a espera, em regra, é superior a um ano), além de uma consulta com oncologista marcada para 15 dias depois da inserção no sistema Aghos, do governo federal.

* Foto: Ministério Público / Twitter / Reprodução / CP

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page