top of page

Ensinamentos: meses e números


Por que Fevereiro tem 28 dias? Por que o mês SETEmbro é o mês 9 em vez de sete? Igualmente o OUTUbro, NOVEmbro e DEZembro não são o mês 8, 9 e 10?

As civilizações sempre tiveram métodos de contar o tempo, mesmo que diferentes umas das outras, sempre se guiaram pelas estações do ano completo, adequando seus calendários às estações. Um exemplo é o calendário Egípcio que seguia a lua e o sol, 360 dias o ano mais 5 dias extras para os deuses. Os Babilônicos que inventaram o sistema que se usa hoje para contar os segundos, minutos e horas, múltiplos de 6, 60 segundos= 1 minuto, 60 minutos = 1 hora.

O calendário Babilônico é semelhante ao dos Judeus, muda apenas o nome de alguns meses, também segue a lua e o sol, tem 12 meses de 29 e 30 dias intercalados e de 3 em 3 anos é acrescentado um 13º mês, para se adequar as estações.

A cidade de Roma foi fundada em 753 a.C por Rômulo. Era um calendário lunar, (seguia os conhecimentos astronômicos da época) tinha 304 dias divididos em 10 meses, 6 de 30 dias e 4 de 31 dias, começando em março e terminando em dezembro.

Mês

Duração

Descrição

Martius - consagrado a Marte, deus da guerra -31 dias Aprilis - dedicado a Apolo, deus da beleza - 30 dias Maius - dedicado a Apolo, deus da beleza - 31 dias Junius - dedicado a Apolo, deus da beleza - 30 dias Quintilis - quinto Sextilis - sexto

September - sétimo

October - oitavo

November - nono

December - décimo

Percebe o nome dos meses com o número do mês? Por que foi mudado?

Numa Pompilius, segundo rei de Roma, percebe a necessidade de um calendário astronômico, ele era discípulo de Pitágoras, então ele elabora um calendário solar de 355 dias divididos em doze meses. Supersticioso considerava os números pares de azar, então ele tirou um dia de cada mês que tinha 30 dias, e acrescentou 51 criando dois novos meses, Januarius com 29 dias e Februarius com 28 dias.

Januarius ficou sobre a proteção do deus Janus, deus da paz, com suas duas faces uma olhando para o passado e outra para o futuro, ano velho e ano novo.

Februarius ficou considerado como o mês do azar, pois tinha 28 dias, é par. Ficou sobre proteção do deus Februa deus da purificação dos mortos.

Este calendário ficou com 355 dias para ser ímpar, de dois em dois anos era acrescentado um 13º mês, mercedonius com 23 dias, para adequar o calendário as estações do ano.

Julio Cesar - A próxima mudança neste calendário romano foi feita em 45 aC por Júlio César, padronizou os meses com 30 e 31 dias, total de 365 dias o ano solar, de três em três anos acontecia o ano bissexto 366 dias. Outra medida adotada foi a mudança do começo do ano de 1º de março para 1º de Janeiro, houve um recuo de dois meses, por isso que há a diferença de Setembro (que era o mês 7) ser o mês 9 por exemplo. O quinto mês, quintilis que passou agora a ser o sétimo mês, foi mudado o nome para Julho, homenagem do senado romano a Julio Cesar. O sucessor de Júlio César, Cesar Augusto também foi homenageado pelo senado e o sexto mês sextilis, que agora era o oitavo mês, passou a ser chamado de Agosto e com 31 dias também. Este calendário Juliano, permaneceu por 1600 anos até sofrer mais uma reforma pelo Papa Gregório XIII, passando a ser chamado de calendário gregoriano, o qual a maioria do mundo atual usa.

A conta do ano solar de Julio Cesar, 365 dias e 6 h não estava totalmente correta. Com o passar dos anos a diferença de 12 minutos dos cálculos mais precisos ( 365 dias 5 h e 48 m) começou a atrasar o começo da primavera no hemisfério norte, 1º do 1º mês Bíblico ou 21 de Março nosso calendário.

Gregório XIII - Em 1582 dC o papa Gregório XIII reorganizou o calendário Juliano, o papa tirou ou pulou 10 dias que estavam atrasados da data do começo da primavera, era uma quinta-feira 4 de outubro, foi seguido por sexta-feira 15 de outubro. De quatro em quatro anos acontecia os anos bissextos, quando as duas primeiras cifras fossem divisíveis por 4.

Outra mudança considerável que foi aprovada, foi o inicio do ano para 1º de Janeiro que no calendário Juliano começava 21 de Janeiro. Olhe as mudanças que atrasaram o calendário atual em relação ao Bíblico:

1º do 1º mês Bíblico, 1º dia da primavera no hemisfério norte, equivalia ao começo do ano romano, 1º de Martius do calendário Romano. (21 de março nosso hoje)

Com o primeiro atraso de Júlio César, ele atrasou dois meses. O começo do ano romano agora era 1º de Januarius que equivale a 21 de Janeiro nosso hoje.

Com a mudança do Papa Gregório XIII, foi atrasado mais 10 dias o começo do ano, de 1º de Januarius (21 de Janeiro nosso) menos dez dias ficou sendo dia 11 de Janeiro nosso, ou 21 do 10º mês Bíblico, o primeiro dia do ano, que foi chamado de 1º de Janeiro por Carlos IX em 1565 dC confirmado pelo papa Gregório XIII em 1582 dC.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page