top of page

A força está com Renan, infelizmente

Foto: Elielton Lopes/G1

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta quinta-feira (27) a Operação Métis, da Polícia Federal (PF). A decisão atende a um pedido do policial legislativo Antônio Tavares dos Santos Neto, um dos quatro presos na ação, que alegou invasão de competência do STF. Ao aceitar o argumento, Zavascki determinou que o processo saia da 10ª Vara Federal de Brasília e seja remetido ao Supremo, pois entende que a investigação inclui possível participação de senadores, que possuem foro privilegiado.

"O exame dos autos na origem revela, em cognição sumária, que, embora a decisão judicial ora questionada não faça referência explícita sobre possível participação de parlamentar nos fatos apurados no juízo de primeiro grau, volta-se claramente a essa realidade", escreveu Teori no despacho.

Deflagrada na última sexta-feira (21), a Operação Métis apura a tentativa de obstrução das investigações da operação Lava Jato a partir da conduta de policiais legislativos que teriam prestado serviço de contrainteligência, fazendo varreduras de grampos em residências de senadores.

Para o ministro do STF, é possível que as ordens de solicitação tenham partido de senadores. "Na representação da autoridade policial que deu ensejo à decisão reclamada, há extensa narrativa sobre ordens e pedidos que teriam partido de parlamentares integrantes do Senado Federal", reforçou Teori em sua decisão.

Teori ainda determinou a soltura de pessoas eventualmente mantidas presas. No entanto, os quatro policiais já haviam sido liberados.

Fonte: Globo-RBS


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page